sábado, 1 de dezembro de 2012

Comunique-se melhor e mude sua imagem

Melhore sua comunicação pessoal e saia na frente da concorrênciaO fim do ano está próximo. É a hora de pensar em mudar tudo o que não deu certo. Com 2013 as oportunidades que não vieram e que você não criou podem renascer e aí deve-se estar bem preparado, com um bom currículo tinindo e, claro, seu marketing pessoal idem.
Uma das saídas mais importantes para qualquer um que venha a querer melhorar sua imagem no mercado, entre seus amigos ou colaboradores é caprichar na comunicação. Saber se utilizar de algumas regrinhas simples e outras um pouco mais complicadas podem fazer você se sair bem nesta área tão fundamental para qualquer profissional.
O que mais tenho constatado entre meus alunos é que a comunicação, por fazer parte do dia-a-dia de todo ser humano, é negligenciada como ciência. Mas vamos a algumas dicas interessantes e que todos podem exercitar. O resultado é ser apontado como alguém diferente – para melhor! – no mercado, saindo-se com muita vantagem em relação aos concorrentes.

Seja natural ao falar

E só somos naturais quando sabemos do que estamos falando, ou seja, conhecemos o nosso assunto. Só assim é que passamos naturalidade e não aquela imagem de artificial.

Use de entusiasmo!

Uma pessoa entusiasmada contagia a outra. Isso é inevitável quando você fala de algo animadamente, defendendo seu ponto de vista com firmeza, mas com muita educação e simpatia.

Tenha uma postura correta

Tem gente que parece estar carregando o mundo nas costas ou então o peso da barriga é tão grande que o interlocutor se transforma num amontoado de carne, gordura e ossos. Fique ereto, encolha a barriga ao máximo e crie uma postura, mas que seja natural para também não ficar parecendo um soldado em continência.

Cuidado com vícios de linguagem!

Eu sei, esta é uma das regrinhas mais difíceis, pois requer uma atenção redobrada quando estamos falando sobre algo. É um tal “né”, “então”, “viu” e “tá certo” que tira qualquer observador do sério. Aqui não tem jeito, só se policiando mesmo.

Menos é mais na comunicação

Esta é pra fechar. Se você é daqueles que fala muito ou escreve linhas e mais linhas para dizer algo, pare e mude sua direção. Numa boa comunicação, quanto mais direto você for, menos chances de errar você terá. E não vale usar isso como desculpa para o tal do “curto e grosso”. Nada disso. Seja breve, mas seja educado.
Pratique isso esta semana e depois me conta o resultado, ok!
Fonte da imagem: Web books

Sobre Danilo Amaral

Danilo Amaral é formado em jornalismo com pós-graduações em Gestão e Marketing Eleitoral e Político. Trabalha com consultoria na área de comunicação, é repórter, produtor e apresentador de TV.


Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/comunicacao/comunique-se-mude-sua-imagem-marketing-pessoal/#ixzz2Dp0mbhC9 
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário