segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Meu novo artigo para o jornal O POVO

Políticos na Net 2.0

06.01.201201:30

Para quem deseja se comunicar com outros, as redes sociais tornam-se imprescindíveis. Imagine para os políticos que devem sempre estar antenados ao que se passa na mente – e nos corações – dos eleitores! 
Apesar desta lógica, poucos são aqueles que operam com relativa eficiência espaços como twitter, blog e Facebook. A constatação é simples: nestes canais de comunicação o público não fica apenas recebendo as mensagens de seus representantes. Por isso o “2.0”, que representa a evolução de uma internet onde o usuário apenas recebia a mensagem, mas não podia interagir, para a geração também de conteúdo. A coisa mudou e democraticamente para melhor. Na internet, todos falam.

As próximas eleições deverão produzir políticos 2.0 que saibam, não apenas falar e escrever em seus blogs e páginas do Facebook, mas, acima de tudo, devem saber, e muito bem, de forma profissional se possível, responder aos seus eleitores. 

Fazer marketing eleitoral e político para a internet não é o mesmo que produzir programas de horário eleitoral gratuito (que ninguém suporta assistir) nem editar material gráfico de cores berrantes só para tentar chamar a atenção cada vez mais difícil dos eleitores.

Meses atrás o Ibope Nielsen On Line divulgou estudo onde aponta que mais de 46 milhões de brasileiros usam as redes sociais em casa ou no trabalho. Isso confere ao Brasil o terceiro lugar mundial no ranking de uso das redes.

Diante disso, cabe aqui uma perguntinha aos nossos políticos de plantão que ainda teimam em fazer campanhas eleitorais na base da pintura de muros, santinhos e cartazes poluidores, como se fazia no passado recente: É possível, senhores, desprezar milhões de pessoas que passam horas em frente a computadores?

Mas, atenção, não falo de uma massa passiva e sem autonomia de comunicação, e sim de gente que quer ouvir, mas principalmente ser ouvida.

E ainda tem político que não responde aos emails ou as postagens de seus eleitores em seus blogs e páginas do twitter e Facebook.

Danilo Amaral
daniloamaraljornalista@gmail.com
Jornalista, consultor de Marketing Político e Eleitoral e especialista em Gestão

Políticos na Net 2.0 | Opinião I Jornal de Hoje | O POVO Online

Políticos na Net 2.0 | Opinião I Jornal de Hoje | O POVO Online