quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


SERÁ QUE VOCÊ SE DARIA BEM TRABALHANDO EM CASA?

Trabalhar em casa, o chamado home office, é provavelmente o sonho de muitos profissionais. Digo que é mesmo muito interessante não ter que enfrentar diariamente o despertador no comecinho da manhã e – como de costume para muitos – não ter que sair correndo para não se atrasar. Por mais que se queira, poucos se enquadram nesta rotina.

Andei pesquisando sobre esta forma de trabalho no Brasil. Encontrei um dado interessante: segundo IBGE, 23% dos brasileiros trabalharam em casa, em 2010. Bom, tem muita gente apostando neste formato, mas, como já disse trabalhar em meio aos afazeres domésticos não é para todo mundo.

Primeiro, tem que ter muita disciplina, para o mais e para o menos. Não entendeu? Eu explico: assim como em qualquer empresa você tem horário para entrar, almoçar e sair, seu compromisso com o batente deve seguir as mesmas regrinhas trabalhando em casa. Ou seja, se não tomar cuidado, em pouco tempo você estará trabalhando da hora que acorda até a hora de dormir, sem descanso para nada. Aí, realmente não é uma boa.

Agora vamos ao outro extremo. Se você não dá a mínima para o relógio, vai pensar que pode dormir até à hora do almoço e, com isso, não irá cumprir suas metas profissionais daquele dia. Então, a coisa também começa a afundar e você vai querer voltar correndo para o lado do chefe.
           
Há outros pontos que devem ser levados em conta como, por exemplo, a proximidade com os problemas rotineiros da casa, as brincadeiras dos filhos, barulhos, visitas inoportunas, cuidados com o gato, cachorro e papagaio. E por aí vai!

Então, é bom se perguntar: “Tenho o perfil necessário para trabalhar em casa e fazer meus próprios horários? Sou disciplinado e organizado? Se não, é melhor ficar do lado dos colegas e encarar o lado bom disso: depois de um longo dia de trabalho e de cobranças, pelo menos vai ter a turma para dividir aquela cervejinha e churrasquinho na esquina.

Danilo Amaral
Jornalista e Consultor de Marketing