Carreira: A marca que somos nós
Gerenciar com maestria o próprio negócio não é nada fácil. Para quem aposta neste caminho – de pedras e flores – vai precisar da união de inúmeros talentos e conhecimentos, da psicologia humana a estatística, passando pela sociologia e economia. Sim, nada fácil não é? Mas, digamos que a sua praia não seja montar um negócio, porque a veia de empreendedor é para os outros. Ok, mas nem por isso você precisa abandonar o gerenciamento por completo. Que tal usar aqueles talentos descritos acima e dar a eles uma dinâmica mais, digamos, pessoal?
Você pode se tornar o foco dos seus investimentos. Em vez de gerenciar um negócio (loja, indústria, serviços etc), faça isso com sua carreira. Sim, isso é possível, pois da mesma forma que o empreendedor deve investir na compra de equipamentos, cuidar da comunicação visual de sua loja, acompanhar o fluxo do caixa e estar bem atualizado para a concorrência e novidades de seu segmento, assim você também pode atentar para tudo isso e muito mais, só que no quesito carreira profissional. Basta fazer uma conexão, que é bem fácil. Veja só:
- Negócio = Carreira profissional;
- Equipamentos = Conhecimentos, idiomas, cursos etc;
- Comunicação Visual = Imagem pessoal, roupas, vocabulário etc;
- Caixa = Controle financeiro de contas, cartões, investimentos em roupas, estudos etc;
- Atualização de Mercado = Currículo atualizado, pesquisas salariais, novas profissões etc;
- Concorrência = Atualização dos seus conhecimentos, administração do tempo, estar bem informado, agregar valor a sua imagem etc.
Pode apostar que a lista vai muito além desta. Exemplos de carreiras de sucesso de homens e mulheres referências no mercado corporativo não faltam. Então, se você acredita que tem talento, mas não está interessado em fundar uma empresa, mire seu gerenciamento para sua carreira e brilhe como profissional de mercado.
Sobre Danilo Amaral
Danilo Amaral é formado em jornalismo com pós-graduações em Gestão e Marketing Eleitoral e Político.
Trabalha com consultoria na área de comunicação, é repórter, produtor e apresentador de TV.
Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/carreira/carreira-marca-marketing-pessoal/#ixzz22n36oHmv
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike